Seu Look e as Cores na Entrevista de Emprego

Vestir-se para uma entrevista de emprego pode ser tarefa bem estressante. Escolher a roupa PERFEITA nos toma tempo, energia e muita preocupação.

A vontade de acertar (ou simplesmente não errar) é imensa e, de fato, muito importante.

Independente do nivel do cargo e da formalidade da empresa, você precisa passar uma imagem profissional, competente, interessado e interessante.

Comunicar a mensagem correta com o look pode ser decisivo na hora da escolha do candidato que irá preencher aquela vaga dos seus sonhos. Imagem não é tudo e nem é mais importante do que conteúdo (nunca-jamais-em tempo algum!!!), mas pode ser o detalhe decisivo entre dois candidatos em igualdade de competência e experiência.

Além de vestir-se adequadamente, com peças de bom caimento e tecido, escolher um sapato bacana, sem muito desgaste e coerente com a formalidade do cargo, usar o comprimento adequado (deixem as saias curtas pro final de semana) e fugir de qualquer decote ou transparência, a COR que você usa também faz diferença, sabia?

A Cor é o elemento de maior impacto visual no seu look, como já disse antes aqui, então vale dedicar certa atenção na escolha.

As cores tem o poder de causar um efeito psicológico nas pessoas. Mesmo que a empresa para a qual você está concorrendo a uma vaga seja informal e criativa, não quer dizer que seja legal colocar aquela camisa amarela para o momento da entrevista.

O PRETO, que é considerado um “lugar seguro” para muitos, na verdade não é uma cor muito recomendada para essa ocasião. A cor preta pode causar a impressão de uma pessoa muito fechada, inacessível e autoritária. Substituir o preto por AZUL MARINHO ou CINZA, pode ser uma ótima opção. Passa confiança e autoridade na medida certa, causando a impressão de uma pessoa bem sucedida e respeitável.

Se o cargo pede um ar de inovação e criatividade, vale combinar com alguma peça de cor não neutra. O VERMELHO, o VIOLETA e o AZUL ROYAL, por exemplo, são boas escolha para se destacar. Pode ser usado em uma blusa, dentro do blazer ou em um lenço, caso o cargo seja mais formal.

O AMARELO, segundo pesquisas, pode causar uma impressão “alegre demais”… a tendência é não te levarem tão a sério com essa cor. O ROSA também pode ser uma opção “doce demais” para a ocasião.

As respostas que as pessoas tem em relação às cores são intrínsecas, não são conscientes. As cores simplesmente causam emoções em nós, sem que a gente se quer perceba.

Lembrando que escolher uma cor adequada é uma das etapas. É muito importante que você escolha uma roupa que te faça sentir segura, confiante e bonita (bonita sim, autoestima também é transmitida na entrevista!).

Boa sorte!!

Dream-job1

Anúncios

3 comentários »

  1. Noossa que bacana, adorei as dicas das cores para a entrevista! Se um dia pintar um novo desafio na minha vida eu lembrei do seu post 😀 é como você disse Imagem não é tudo mas em uma entrevista de emprego pode ser decisiva. Nos seres humanos somos muito visuais, é aquele ditado “A primeira impressão é aquela que fica.
    Beijoss
    http://www.estilosbyjane.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s