Impacto das Cores na Entrevista de Emprego

Navegando por aí, caí no site BrandonGaille e encontrei um Infográfico muito bacana e ainda super divertido sobre a mensagem das cores e a aplicação delas em uma entrevista de emprego.

Como já cansei de falar por aqui, a cor é o elemento de maior impacto visual na nossa roupa e, portanto, um fator muito importante a ser levado em consideração na hora de montar seu look, especialmente no que se refere a trabalho. Mais ainda quando seu futuro emprego está em jogo!

As cores falam alto, e são percebidas antes de qualquer outra coisa em nós. Além disso, as cores tem um efeito psicológico, ou seja, cada cor invoca uma sensação, gera uma reação nos outros.

Vale lembrar, quanto mais próximo do rosto, mais importante escolher a cor “certa”.

Como o texto está em inglês, vou colocar aqui a tradução do significado de cada cor:

Preto – é a cor da autoridade e poder. É famoso na moda porque faz com que as pessoas pareçam mais magras, além de ser estiloso e atemporal. Mas evite usar muito preto, ou você pode acabar parecendo inacessível.

Cinza – uma das cores mais populares para se usar em uma entrevista, cinza representa sofisticação e confiança. Como não é uma cor que desvia a atenção, o entrevistador vai ficar mais focado no que você tem a dizer do que naquilo que você está vestindo.

Branco – é popular na moda porque é leve, neutro e combina com tudo. Vestir essa cor numa entrevista simboliza limpeza e simplicidade.

Vermelho – é a cor mais emocionalmente intensa e agressiva e estimula os batimentos cardíacos e a respiração. É também a cor do amor e da paixão. Roupas vermelhas chamam atenção, mas faz com que quem está usando parece mais pesado. Como é uma cor muito intensa, pode não ser muito bom para a entrevista.

Amarelo – alegre, o amarelo-sol é chama a atenção. Pode ser muito dominante, se sobrepor demais, se usada em grande escala. Aumenta a concentração.

Verde – simboliza a natureza. É a cor mais suave aos olhos e é calmante e refrescante. Verde escuro é masculino e conservador e remete a riqueza.

Azul – Cor do oceano e do céu, azul é uma das cores mais populares. Tranquilo, o azul faz com que o corpo produza quimicas relaxantes. Consultores de Imagem recomendam usar azul para entrevistas de emprego, pois simboliza lealdade e controle. 

Roxo – a cor da realeza, roxo tem uma conotação de luxo, riqueza e sofisticação. Porém, pode não ser uma boa opção para entrevistas, pois é percebida como feminina, romântica e, como não é muito encontrada na natureza, pode parecer artificial.

Marrom – sólido, confiante, é a cor da terra e é abundante na natureza. Marrom claro remente à genuinidade. Se usado em uma entrevista, o marrom reflete estabilidade e promove a comunicação.

Sabe o que é mais bacana na imagem? Quando você olha o sapinho, já consegue ter um pouco dessas “sensações” descritas no texto, e consegue visualizar bem a difernça que cada cor pode fazer.

 

what-your-clothing-color-says-about-you

Qual sapinho você contrataria? 😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s